Por Cyntia de Oliveira e Silva
*Artigo publicado no Caderno Vestibular do Diário Catarinense em 11-07-2012.
O mês de Julho, além de frio por essas bandas do Planeta, marca o período do recesso escolar. Como o clima não convida para uma praia, que tal aproveitar para recarregar as baterias e retomar com força em agosto a maratona final?
Namorar, curtir a família e os amigos são uma boa pedida para a ocasião. Caminhar, correr, pedalar e “ficar de papo pro ar” são essenciais. Organizar armários, gavetas e, claro, seu cantinho de estudos é ótimo para colocar as ideias em ordem. Aproveitar o período para o ócio criativo e investir no pré-texto também são fundamentais.
Pré-texto? Como assim? Já comentamos aqui que se trata de tudo o que vem antes do texto: é a base dele. Ou melhor, são as ideias enquanto ainda estão na nossa mente. A partir delas inicia-se o processo de criação textual, passa-se ao planejamento e à construção e finaliza-se com a revisão e a reescrita. Mas, por melhor que sejam as técnicas linguísticas do autor, uma redação só nasce se ele possui algum domínio sobre o assunto e se tem as informações e os argumentos para defender seu ponto de vista. Para isso deve estar informado sobre o que rola pelo mundo.
Mas, o que pode ser assunto para uma redação de vestibular? De um modo geral, os principais exames pedem que os candidatos extraiam o tema de um conjunto de textos em prosa ou poesia que remetem a diversos assuntos do cotidiano. O objetivo é avaliar se o aluno está antenado nos principais acontecimentos da atualidade e se é capaz de relacioná-los aos conhecimentos das diversas disciplinas. A informatividade e a capacidade de argumentação fazem toda a diferença.
O ponto de partida da proposta de redação pode ser, ainda, a leitura de uma imagem, seja ela uma pintura, uma fotografia ou uma charge. A UFSC, inclusive, tem explorado como temas assuntos relacionados a uma das obras literárias estabelecidas como leitura obrigatória. A partir daí, os alunos devem demonstrar capacidade para organizar ideias, estabelecer relações, fazer uso de dados ou informações, elaborar argumentos com coerência e coesão textual de acordo com os critérios da norma culta. Na prova do ENEM, inclusive, além de o candidato ter de demonstrar conhecimento sobre o assunto, deve apresentar uma solução para a proposta dissertativa.
Para formar esse acervo de ideias é fundamental acompanhar o noticiário com olhos críticos, informando-se sobre os diversos pontos de vista das questões mais polêmicas da atualidade. Nas férias isso pode ser feito também de uma forma descontraída: batendo papo com amigos e parentes; colocando a leitura em dia ou assistindo a bons filmes. Aliás, o cinema é uma excelente fonte para se conhecer um pouco mais sobre História e assuntos que envolvem questões contemporâneas.
Então, o que está esperando? Vá à locadora mais próxima, convide os amigos para uma sessão de cinema, prepare as pipocas e aproveite os dias de folga para recarregar as baterias e enriquecer seu acervo de ideias.
Temas: Novas tecnologias, comunicação e sociedade: Vivendo em rede no sec. XXI; livros virtuais versus livros impressos; novas ferramentas de comunicação; polêmicas sobre os direitos autorais na rede e as propostas de leis antipirataria.
Alguns filmes:
– A rede social (The Social Network) – EUA, 2010, de David Fincher.
-Matrix (The Matrix) – EUA, 1999, de Lana e Andy Wachonwski
Temas: Questões ambientais:
O desafio de um planeta com sete bilhões de habitantes; esgotamento das reservas hídricas; questão da mobilidade urbana; polêmica sobre o Novo Código Florestal; o uso da energia nuclear em cheque; o desafio da busca pela energia limpa; polêmica sobre a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte no Pará; a Rio +20 e a polêmica sobre a possibilidade de crescimento sustentável no Capitalismo; fechamento do maior “lixão” da América Latina (Gramacho, em Duque de Caxias, RJ).
Alguns filmes:
-A história das coisas (The Story of Stuff) – EUA, 2008. Documentário de Annie Leonard disponível na internet.
– Wall-E – EUA, 2008. Animação dirigida por Andrew Stanton.
-Ilha das Flores – Brasil, 1989. Documentário de Jorge furtado.
– Lixo Extraordinário – Brasil –2010, de João Jardim, Karen Harley e Lucy Walker.
-Syriana – a indústria do petróleo (Syriana) EUA, 2005, de Stephen Gaghan.
Uma verdade inconveniente (An Inconvenient Truth), EUA, 2006, de Davis Guggenheim.
– A última hora (The 11th hour), EUA, 2007, de Leila Conners e Nadia Conners.
Temas: Questões sociais e lutas por direitos:
Questões relativas ao mundo do trabalho; polêmica sobre sistema de cotas nas universidades; polêmica sobre a legalização do aborto em foco com a possibilidade de aborto de fetos anencéfalos; luta contra o machismo e a violência contra a mulher (Marchas das mulheres); defesa da igualdade de direitos para as relações homoafetivas; Lei da ficha limpa já vale para eleições de 2012; investimentos para realização da Copa do Mundo no Brasil versus investimentos sociais; polêmicas sobre descriminalização/legalização da maconha; medidas polêmicas de combate ao uso do crack. Questões sociais e lutas por direitos pelo mundo: Primavera Árabe; crise econômica e protestos populares em diversos países no mundo: Espanha, Inglaterra, Grécia, Chile, Paraguai e Estados Unidos – “Ocupy Wall Street”.
Alguns filmes:
– Milk – a voz da igualdade (Milk) – EUA, 2008 de Gus Van Sant.
– Filadélfia (Phildélfia) – EUA, 1993, de Jonathan Demme.
– Segunda-feira ao Sol (Los lunes al sol), Espanha, 2002, de Fernando León de Arano.
– The Corporation (idem), Canadá, 2003. de Mark Achbar e Jennifer Abbott.
– Amor sem escalas (Up in the Air) -EUA, 2009, de Jason Reitman.
– Trabalho interno (Inside Job) – EUA, 1986, de Charles Ferguson.
– Grande demais para quebrar (Too Big to Fail), –EUA, 2011, de Curtis Hanson
–Norma Rae (idem) – EUA, 1979, de Martin Ritt.
– Tudo pelo poder”(The ides of march) EUA, 2011) de George Clooney
– A separação (Jodaeiye Nader Az Simin)- Irã , 2011, de Asghar Farhadi
Temas: Literatura e cinema – embora não substitua a leitura, pois se tratam de obras distintas, alguns dos livros da relação da UFSC foram adaptados para o cinema.Temas relacionados aos 90 anos da Semana de Arte Moderna: Polêmicas sobre a rigidez das regras gramaticais e seu distanciamento da linguagem do dia-a-dia. A relação entre as variantes linguísticas e a norma culta padrão. O processo de criação literária. A língua com meio de expressão e luta por direitos.
Alguns filmes:
– Eternamente Pagu – Brasil, 1987, de Norma Benguell.
– O Beijo no Asfalto – Brasil, 1980, de Bruno Barreto.
– A guerra dos pelados – Brasil, 1976, de Sylvio Back (sobre a Guerra do Contestado)
– Capitães da Areia – Brasi, l2011, de Cecília Amado
– Lições de Amor, Brasil, 1975, de Eduardo Escorel (baseado em amar, Verbo Intransitivo).
Baixe o texto completo aqui.
*Artigo publicado no Caderno Vestibular do Diário Catarinense em 11-07-2012.