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Início » Geral » Redação no vestibular da UFSC – conheça as peculiaridades

Redação no vestibular da UFSC – conheça as peculiaridades

Profª Cyntia Silva 13 de abril de 2020 17:19

Redação na UFSC

Atenção! Devido às medidas de contenção do Coronavírus, a Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC – decidiu cancelar as provas presenciais para o vestibular de inverno 2020, previstas para os dias 4, 5 e 6 de julho do corrente ano. Decidiu, também, que o processo seletivo para a oferta das 60 vagas para o curso de Medicina do Campus de Araranguá e das vagas remanescentes do Vestibular 2020, em diversos cursos de graduação, será por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) das edições de 2017, 2018 ou 2019. 

Em relação ao vestibular de verão 2021 ainda não há definição. Mas, as obras literárias de leitura obrigatória já foram divulgadas (confira AQUI).

Neste post (e no vídeo abaixo) apresento algumas peculiaridades da prova de redação da UFSC, com base nas características dos últimos exames.

O que pode ser tema

Os temas propostos costumam partir de um título, de imagens (fotos, pinturas ou charges) ou de textos em prosa e poesia oferecidos como motivação.
De um modo geral, remetem a assuntos diversos de atualidades. Não costumam tratar de fatos ocorridos no último semestre, mas de questões sobre as quais já se pode fazer uma reflexão, estabelecer uma conexão e formar um posicionamento, a partir de elementos estudados no ensino médio, sobretudo em filosofia, sociologia, história e geografia.

Além disso, a banca da federal catarinense tem explorado temáticas inspiradas nas obras literárias de leitura obrigatória (confira nossos vídeos sobre a conexão entre literatura, história e redação).

A partir desses elementos, os alunos devem demonstrar capacidade para organizar ideias, estabelecer relações, fazer uso de dados ou informações, elaborar argumentos com coerência e coesão textual de acordo com os critérios da norma culta.

Dentre os temas escolhidos, os(as) alunos(as) devem escolher 01(um) deles para escrever.

Cuidado para não fugir do tema

Para evitar esse deslize, que pode custar a desclassificação da redação, é importante ler e interpretar a proposta com cuidado e atentar para as seguintes dicas:
- sublinhe as palavras com maior carga de significado nos textos apresentados na proposta, procurando fazer traduções mentais do que podem significar;
- procure as informações do enunciado que revelam uma perspectiva particular sobre o tema;
- substitua palavras complexas por equivalentes mais familiares;
- busque reconhecer os vínculos internos na sequência dos textos do tema;
- ative todo seu conhecimento sobre o assunto;
- faça uma lista de questões que fazem sentido abordar;
-decida: qual é, afinal, o centro da questão apresentada?


Critérios de Avaliação

De acordo com o que consta no edital (leia aqui), o objetivo da prova de redação é:

"[...] avaliar a produção textual escrita do candidato a partir de um tema articulado a um texto (verbal e/ou visual) motivador, de acordo com o gênero textual/discursivo solicitado (crônica, conto, carta, artigo de opinião, dissertação escolar etc.). Diante da(s) proposta(s) apresentada(s), cabe ao candidato examinar criteriosamente os aspectos que envolvem o(s) tema(s) e definir a melhor perspectiva de abordagem, mobilizando os recursos linguísticos que lhe permitam mostrar sua competência comunicativa nesta situação específica de produção textual: a redação de vestibular".

A partir disso, "espera-se que o candidato não só identifique e desenvolva o tema de acordo com o gênero textual/discursivo proposto, mas também demonstre capacidade de organizar as ideias, estabelecer relações, fazer uso de dados/informações, elaborar argumentos, ou expressar-se subjetivamente, em conformidade com a proposta escolhida".

A redação vale 10 pontos e são quatro os critérios levados em conta nessa avaliação (cada um valendo 2,5):

1 – Adequação à proposta – tema e gênero: o candidato deve interpretar adequadamente as propostas apresentadas, a partir das quais escolherá uma para produzir seu texto. A adequação à proposta envolve:  

  • compreender a proposta e desenvolver o tema apresentado de acordo com o gênero solicitado (sendo que a fuga total ao tema implicará nota zero);  
  • utilizar recursos linguísticos apropriados ao tema e ao gênero textual/discursivo da proposta escolhida;
  • adequar-se ao propósito comunicativo, ao estilo e à composição do gênero textual/discursivo.

2 – Emprego da modalidade escrita na variedade padrão - o candidato deve produzir um texto escrito, adequado à variedade padrão da língua, considerando ortografia, acentuação gráfica, pontuação, regência verbal e nominal, concordância verbal e nominal, crase, uso de pronomes etc. Outras variedades da língua podem ser utilizadas apenas como recurso estilístico e com a finalidade de representar/caracterizar sociolinguisticamente personagens em contextos interacionais específicos.

3 – Coerência e coesão: para produzir um texto coerente e coeso, o candidato deve observar os seguintes aspectos:  

  • organização: as partes do texto devem estar articuladas entre si e ao todo de maneira clara e coerente, distribuídas adequadamente em parágrafos;  
  • construção de relações semânticas: o texto deve apresentar relações semânticas pertinentes entre palavras, frases e parágrafos, sem contradições;  
  • encadeamento de ideias: as partes do texto devem ser encadeadas com continuidade (retomada de elementos no decorrer do texto) e progressão temática (sem circularidade ou redundâncias inexpressivas);  
  • uso de recursos coesivos: o texto deve apresentar elementos anafóricos e catafóricos não ambíguos (pronomes, advérbios, elipses, reiterações, substituições lexicais);
  • articuladores apropriados (conjunções, operadores lógicos e discursivos); correlação de tempos e modos verbais adequada.

4 – Nível de informatividade e de argumentação ou narratividade, de acordo com a proposta  

  • nível de informatividade: o candidato deve demonstrar que dispõe de diversidade e densidade de informações, condizentes com a formação escolar de Ensino Médio. As informações apresentadas devem ser pertinentes ao tema e ao gênero textual/discursivo da proposta escolhida para sua produção textual;  
  • nível de argumentação ou de narratividade: o candidato deve demonstrar que sabe selecionar argumentos e organizá-los de modo convergente, revelando criticidade, situando-se em um universo de referências concretas (ou posicionando-se subjetivamente), sem apresentar noções generalizantes, indeterminadas ou vagas, e fazendo uso de recursos expressivos que marquem sua posição de autoria, em conformidade com o tema e o gênero textual/discursivo da proposta escolhida para sua produção textual.

Conexões entre literatura e redação

Os livros podem inspirar temas para a prova de redação.

Livros vestibular UFSC 2021

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) costuma explorar os temas transversais das obras literárias de leitura obrigatória na redação.

Os livros para 2021/1

  • Cemitério dos vivos (romance), de Lima Barreto (UFSC/ACAFE/UDESC).
    https://www.literaturabrasileira.ufsc.br/documentos/?id=144380
  • De amor e amizade (crônicas), de Clarice Lispector, Ed. Civilização Brasileira.
  • Fazenda Modelo (novela), de Chico Buarque, Ed. Civilização Brasileira.
  • Negro (prosa e poesia), de Cruz e Souza, org. por Zilma Gesser Nunes, Ed. Caminho de Dentro.
  • Boca do Inferno (romance biográfico), de Ana Miranda, Ed. Cia das Letras.
  • Ânsia eterna (contos), de Júlia Lopes de Almeida, https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/559746/AnsiaEterna.pdf
Em nosso programa Além das Palavras, (Youtube) ,conversamos com os professores Edir Alonso e Marcelo Borret sobre as conexões entre Literatura, História e Redação. Alguns dos livros da lista, já foram apresentados. Confere lá.

Há vários anos, os assuntos das obras de leitura obrigatória têm aparecido como temas da prova de redação, como questões de outras disciplinas, além, é claro, de serem cobrados nas questões de literatura da prova de língua portuguesa do vestibular dessa universidade federal.

No programa "Além das Palavras" traremos uma série de conversas sobre a conexão entre literatura, história e redação.

E por falar em gêneros textuais, há uma variedade deles representados nas obras escolhidas para o vestibular da UFSC. São narrativas, com inspiração na linguagem popular, romances, contos, poemas, texto teatral e novela policial.

 Juntamente com o Prof. Marcelo Borret, do Curso de História Ágora, abordamos o contexto histórico dessas obras literárias em conversas disponibilizadas por vídeos e em nossas aulas de atualidades. (acompanhe nosso canal no Youtube)

Dicas para facilitar o estudo dos livros

- antes de iniciar a leitura, procure conhecer quem são os autores, o contexto literário no qual estavam inseridos, com quem dialogavam;

- busque informações sobre o momento histórico no qual a obra foi escrita para entender as influências sociais, econômicas e políticas vivenciadas pelo autor;

- faça uma primeira leitura para “saborear” o texto e buscar entender seu aspecto global;

- com a segunda leitura, procure compreender outros aspectos da obra, como o estilo do autor e os aspectos linguísticos do texto. Nesta leitura, procure, ainda, se há algum aspecto da narrativa que se relacione a fatos e problemas contemporâneos;

- após a leitura, procure saber se as obras escolhidas já foram transpostas para o teatro e o cinema; embora se tratem de linguagens distintas, não substituindo a leitura integral (é bom que se frise), podem ser utilizadas para se conhecer um pouco mais sobre outros aspectos importantes do enredo.

Não tenho dúvida de que dentre as obras indicadas você terá suas preferências, mas é importante estudá-las com o mesmo afinco.

Abraços e boa leitura!

Profª Cyntia Silva

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Outros textos do blog sobre a redação no vestibular:

Os gêneros textuais na redação da UFSC
Aquecendo o lápis, a caneta e o teclado
Ligando início ao fim
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redação UFSC temas de vestibular ufsc 2017 ufsc 2018 vestibular UFSC 2017

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