Texto publicado no Caderno Vestibular do Diário Catarinense em 13/8/2013
Baterias recarregadas, após uma breve parada, e agosto inicia com força total para quem vai encarar os vestibulares de 2013/2014. Daqui a pouco tem ENEM; em seguida, UDESC, ACAFE, UFSC, IFSC, e provas de outras instituições. UFA!
A essa altura, é bom se perguntar: Como anda o meu pré-texto? Pré-texto? Como assim? Já comentamos aqui que se trata de tudo o que vem antes do texto: é a base dele. Ou melhor, são as ideias enquanto ainda estão na nossa mente. A partir delas inicia-se o processo de criação textual, passa-se ao planejamento e à construção e finaliza-se com a revisão e a reescrita. Mas, por melhor que sejam as técnicas linguísticas do autor, uma redação só nasce se ele possui algum domínio sobre o assunto e se tem as informações e os argumentos para defender seu ponto de vista. Para isso deve estar informado sobre o que rola no Brasil e no mundo.
Mas o que pode ser assunto para uma redação de vestibular? De um modo geral, os principais exames pedem que os candidatos extraiam o tema de um conjunto de textos em prosa ou poesia que remetem a diversos assuntos do cotidiano. O objetivo é avaliar se o aluno está antenado nos principais acontecimentos da atualidade e se é capaz de relacioná-los aos conhecimentos das diversas disciplinas. A informatividade e a capacidade de argumentação fazem toda a diferença.
O ponto de partida da proposta de redação pode ser, ainda, a leitura de uma imagem, seja ela uma pintura, uma fotografia ou uma charge. A UFSC, inclusive, tem explorado como temas assuntos relacionados a uma das obras literárias estabelecidas como leitura obrigatória. A partir daí, os alunos devem demonstrar capacidade para organizar ideias, estabelecer relações, fazer uso de dados ou informações, elaborar argumentos com coerência e coesão textual de acordo com os critérios da norma culta. Na prova do ENEM, inclusive, além de o candidato ter de demonstrar conhecimento sobre o assunto, deve apresentar uma solução para a proposta dissertativa.
Para formar esse acervo de ideias é fundamental acompanhar o noticiário com olhos críticos, informando-se sobre os diversos pontos de vista das questões mais polêmicas da atualidade. Nas horas de folga isso pode ser feito também de uma forma descontraída: batendo papo com amigos e parentes; colocando a leitura em dia ou assistindo a bons filmes. Aliás, o cinema é uma excelente fonte para se conhecer um pouco mais sobre História e assuntos que envolvem questões contemporâneas.
Então, o que está esperando? Vá à locadora mais próxima, convide os amigos para uma sessão de cinema, prepare as pipocas e aproveite os dias de folga para recarregar as baterias e enriquecer seu acervo de ideias. Isso é o que se costuma chamar de ócio criativo.
______________________________
Confira algumas sugestões de temas atuais e filmes relacionados:
- Novas tecnologias, comunicação e sociedade:
Temas: vivendo em rede no sec. XXI; redes sociais e as novas tecnologias nas manifestações populares; vigilância digital; livros virtuais versus livros impressos; novas ferramentas de comunicação; polêmicas sobre os direitos autorais na rede e as propostas de leis antipirataria.
Filmes:
– 1984(Inglaterra, 1984), de Michel Radford.
– A rede social(EUA, 2010), de David Fincher.
- Questões ambientais:
Temas: o desafio de um planeta com sete bilhões de habitantes; esgotamento das reservas hídricas; questão da mobilidade urbana; polêmica sobre o Novo Código Florestal; o uso da energia nuclear em cheque; o desafio da busca pela energia limpa; polêmica sobre a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte no Pará; o fechamento do maior “lixão” da América Latina (Gramacho, em Duque de Caxias, RJ).
Filmes:
– A história das coisas(EUA, 2008), documentário de Annie Leonard.
– Wall-E(EUA, 2008), animação dirigida por Andrew Stanton.
– Ilha das Flores (BRA, 1989), documentáro de Jorge Furtado.
– A qualquer preço (EUA – 1998), de Steven Zaillian.
– Syriana – a indústria do petróleo (EUA – 2005), de Stephen Gaghan.
– Lixo extraordinário (Brasil – 2010), de João Jardim, Karen Harley e Lucy Walker.
– Uma verdade inconveniente (EUA – 2006), de Davis Guggenheim.
– A última hora (EUA – 2007), de Leila Conners e Nadia Conners.
______________________________
Questões sociais e lutas por direitos:
Temas: questões relativas ao mundo do trabalho; polêmica sobre sistema de cotas nas universidades; polêmica sobre a legalização do aborto, em foco com a proposta de Estatuto do Nascituro; luta contra o machismo e a violência contra a mulher (Marchas das mulheres); defesa da igualdade de direitos para as relações homoafetivas; investimentos para realização da Copa do Mundo no Brasil versus investimentos sociais; polêmicas sobre descriminalização/legalização da maconha; medidas polêmicas de combate ao uso do crack.
Questões sociais e lutas por direitos pelo mundo: Primavera Árabe; crise econômica e protestos populares em diversos países no mundo: Espanha, Inglaterra, Grécia, Chile, Paraguai e Estados Unidos – “Ocupy Wall Street”.
Filmes:
– Milk – A voz da igualdade(EUA – 2008), de Gus Van Sant.
– Filadélfia(EUA – 1993), de Jonathan Demme.
– Segunda-feira ao Sol – (Espanha – 2002), de Fernando León de Arano.
– A corporação. (Canadá – 2003), documentário de Mark Achbar e Jennifer Abbott.
– Amor sem escalas (EUA – 2009), de Jason Reitman.
– Trabalho interno (EUA – 2010), documentário de Charles H. Ferguson.
– Grande demais para quebrar (EUA – 2011), de Curtis Hanson.
– Norma Rae (EUA – 1979), de Martin Ritt.
– Tudo pelo poder (EUA – 2011), de George Clooney.
Literatura e cinema
Embora não substitua a leitura, pois se tratam de obras distintas, alguns dos livros da relação da UFSC foram adaptados para o cinema.
Filmes:
– Gabriela(BRA, 1983), de Bruno Barreto.
– Lições de Amor(sobre Amar. Verbo Intransitivo) (BRA, 1975), de Eduardo Escorel.
– Orfeu (BRA, 1999), de Cacá Diegues.
– A Hora da Estrela (BRA, 1985), de Suzana Amaral).