Com o foco no parágrafo

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Artigo publicado no Caderno Vestibular do Diário Catarinense em 11-06-2013

Cyntia de Oliveira e Silva

A maioria das pessoas já sabe que o início de cada parágrafo é marcado por uma pequena distância da margem do papel. Entretanto, muitos têm dificuldades para determinar quando termina um e começa o outro. Por isso, esse é o assunto da nossa conversa de hoje.

Muito além das características gráficas, o parágrafo serve para indicar ao leitor as diferentes partes do texto. Trata-se de unidade da composição constituída por um ou mais períodos, no qual se desenvolve uma ideia central, à qual acrescentam-se ideias secundárias, logicamente decorrentes e intimamente relacionadas pelo sentido. Desse modo, é o parágrafo que exerce a coordenação das partes de uma redação e conduz, de forma ordenada, o raciocínio do leitor.

Embora separados, os parágrafos devem estar interligados por mecanismos de coesão e coerência, para darem unidade ao texto em torno do tema central.

Em relação ao tamanho, ao se pensar em redação de vestibular e concurso, os parágrafos não devem ser muito longos, já que as composições costumam ter, em média, até trinta linhas.

Para dar leveza e movimento ao texto, devem ser empregados períodos curtos, construídos na ordem direta da língua portuguesa (sujeito + verbo + complementos). Essa estratégia facilita ao leitor acompanhar o raciocínio do autor.   

Tópico frasal

Quem escreve determina a direção que tomará o assunto ao nortear o parágrafo. Isso evita com que as frases se dispersem ou fiquem confusas. Assim, a ideia central é enunciada por meio do período denominado tópico frasal (ou frase-síntese). Ele orienta e governa o resto do parágrafo. É dele que nascem outros períodos secundários ou periféricos. O tópico frasal, geralmente, vem no início e é seguido de outras orações que explicam ou detalham a ideia central.   

Desenvolvimento do parágrafo

Desenvolver o parágrafo significa expor de forma detalhada sua ideia principal e pode ser feito de diversas maneiras.

Vamos conhecer algumas:

- Enumeração e descrição de detalhes da ideia apresentada.

- Confronto, analogia ou comparação de ideias, seres, coisas, fatos ou fenômenos, tanto por meio de contrastes, como de semelhanças.

- Definição e exemplificação para conceituar um objeto, ser, fato ou fenômeno apresentado de forma clara e concisa.

- Exposição de causa, motivo ou razão; bem como da consequência ou efeito.

Por fim, não podemos nos esquecer de que num bom parágrafo, assim como nos textos em geral, não podem faltar:

- Correção – adequação à norma padrão do idioma.

- Clareza – expressão clara e objetiva da ideia.

- Concisão – apresentação da ideia com o uso do menor número possível de palavras.

- Coesão – exposição de forma ordenada e articulada das ideias.

- Coerência – ligação clara das partes de um texto com seu todo.

- Ênfase – realce da ideia apresentada, por meio de mecanismos próprios.

- Argumentação – exposição dos fundamentos da tese defendida, de forma a torná-la aceitável.

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