Blog da Oficina

Olá, seja bem-vindo(a) ao nosso blog.
Aqui compartilhamos alguns textos complementares às nossas oficinas temáticas e conteúdos diversos.

Navegue pelos temas do seu interesse:

(Exemplos: produção textual; ENEM; vestibulares; escrita criativa; entrevista, etc.)

A Oficina da Palavra é um espaço criado pela Profª Cyntia Silva para estimular a expressão escrita.

E-mail: 
cyntia@ofpalavra.com.br

Telefone e Whatsapp:
(48) 9 8481-0843

Últimas publicações:

Procurando algo específico?

Profª Cyntia Silva Profª Cyntia Silva

Redação no vestibular da UFPR

As provas do vestibular para a UFPR acontecerão 13 de fevereiro de 2022. Neste post te contamos sobe as peculiaridades da redação neste exame. Conheça a trilha de aprendizagem e monte seu programa de estudos na Oficina da Palavra.

Leia mais
Profª Cyntia Silva Profª Cyntia Silva

Inteligência artificial e linguagem: robôs "humanos"?

Como tema de meu primeiro texto de 2023, trago o assunto do momento para quem trabalha com linguagem: robôs que criam textos com caraterísticas "humanas", a exemplo do Chat GPT. Isso é possível? São de fato humanos? Quais as características e propostas de tais plataformas? Quais limites e perigos dessas ferramentas? A questão já provoca debates no meio educacional.

Leia mais
Profª Cyntia Silva Profª Cyntia Silva

Mentoria Individual Acafe

O professor Marcelo Borret, do Reverbera Humanas, está oferecendo o serviço de Mentoria Individual com foco em HISTÓRIA, GEOPOLÍTICA, ATUALIDADES, EFEMÉRIDES para o vestibular de inverno da ACAFE (2022). Saiba mais.

Leia mais
Profª Cyntia Silva Profª Cyntia Silva

Mentoria Individual

O professor Marcelo Borret, do Reverbera Humanas, oferece o serviço de mentoria individual com foco na preparação de alunos/as para vestibulares e concursos.

Esta abordagem abarca as disciplinas de História, Filosofia, Sociologia, Geopolítica e Atualidades. Além disso, ele auxilia alunos(as) a construírem repertório para as provas de Redação com o estudo de temas contemporâneos interdisciplinares, a partir de eixos temáticos.

Leia mais
Profª Cyntia Silva Profª Cyntia Silva

Reverbera Humanas Podcast

O Reverbera Humanas Podcast é produzido pelo prof. Marcelo Borret e pela Profa. Cyntia Silva. Tem como objetivo incentivar o pensamento crítico sob uma perspectiva de transformação social e enriquecer o repertório de vestibulandos e concursandos. Os programas estão no feed de podcasts da Oficina da Palavra e pode ser ouvido nos principais agregadores de podcasts.

Leia mais
Produção textual Profª Cyntia Silva Produção textual Profª Cyntia Silva

100 anos da Semana de Arte Moderna

Em fevereiro de 2022 temos uma importante efeméride: 100 anos da Semana de Arte Moderna. O evento é considerado o marco do modernismo brasileiro com enorme impacto nas artes e cultura nacionais. 

Realizado no Teatro Municipal de São Paulo, durou 3 noites e aconteceu nos dias 13, 15 e 17 de fevereiro de 1922. Além da exposição de pinturas e esculturas, houve conferências, apresentações de música, dança e poesia. 

Leia mais

Alguns textos para quem está chegando agora: