Bloco de Vídeo
Clique duas vezes aqui para adicionar um vídeo por URL ou código embutido. Saiba mais

Bem-vindos(as) ao Curso de Redação para Concursos da Oficina da Palavra. Ele complementa os conhecimentos do curso de Produção Textual e Desbloqueio Criativo.


Um abraço e bons estudos.

Cyntia Silva

Pular para vídeos
  • A redação para concursos públicos

    A redação para concursos públicos

    A redação para concursos é um gênero de escrita artificial, pois só o escrevemos em processos seletivos para instituições públicas ou privadas.

    As provas de redação nesses contextos pretendem aferir dos candidatos sua competência linguística e sua capacidade de se posicionar sobre diversos assuntos, mesmo que seja em um espaço limitado de 30 linhas.

    Portanto, não basta estudar a estrutura do texto ou a gramática do português. É fundamental acompanhar os acontecimentos da atualidade, sempre com olhar atento e crítico, para ter conteúdo sobre o que escrever.

  • Síndrome da folha em branco - desbloqueando a escrita

    Síndrome da folha em branco - desbloqueando a escrita

    Uma redação começa a ser produzida muito antes de traçarmos suas primeiras palavras e passa por diversos momentos até atingir a versão final: o pré-texto, o planejamento, a escrita, a revisão e a reescrita.

    O pré-texto – É o todo o processo anterior ao nascimento do texto. Parece óbvio, não? Entretanto, ele é invisível ao leitor, mas é a base de todo o conteúdo exposto. Isso inclui a pesquisa sobre o assunto, tudo o que se leu sobre o tema, os valores, a cultura e a ideologia que fazem parte do escritor. Nesta etapa, todo o conhecimento acumulado ao longo da sua vida é acessado. É importante que se coloquem todas as ideias no papel sem qualquer tipo de autocensura.

    O planejamento - Ele pode ser escrito ou mental; rápido ou demorado. Neste ponto, ativamos tudo o que sabemos sobre o tema, agrupamos as ideias semelhantes, decidimos o que vamos dizer, cortamos ideias, definimos o foco. Além disso, pensamos em quem será nosso leitor, definimos os objetivos, escolhemos o gênero e o tipo textual e construímos os argumentos.

    A escrita – É somente aqui que começamos a costurar as frases para transformá-las em parágrafos e, na sequência, em um texto coeso e coerente, com início, meio e fim. Nesse momento, é fundamental a preocupação mais centrada no conteúdo do que na forma para evitar o bloqueio de criatividade.

    A revisão - As ideias já estão no papel? Então é importante deixar o texto “de molho”. Com isso, você poderá distanciar-se um pouco do que escreveu, olhar sua produção de outra forma e enxergar problemas que não viu antes. Isso facilita a revisão. Se estiver numa prova, e administrou bem o tempo, esta etapa leva alguns minutos. Em outras situações, o “molho” pode ser de algumas horas ou dias. Depois disso, você estará pronto para observar e corrigir aspectos como forma, correção gramatical e clareza.

    Reescrita – Etapa fundamental para a construção da versão final do texto, quando você fará as alterações necessárias para deixá-lo claro e preciso.

    Para saber mais, leia em nosso blog:

  • O que é uma dissertação?

    O que é uma dissertação?

    Domine o principal gênero textual cobrado em concursos: a dissertação.

  • O que pode ser tema de redação?