Redação no vestibular da UFSC/IFSC/IFC

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Conheça as peculiaridades deste vestibular unificado em SC

Os vestibulares da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), do IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina) e do IFC (Instituto Federal Catarinense) são unificados e organizados pela Coperve.
Neste post te conto sobre as peculiaridades da prova de redação neste exame. Outros detalhes você confere direto na página da UFSC.

Não deixe de conferir, também, meus textos sobre:

As provas UFSC/IFSC/IFC acontecem 9 e 10/12/23.
A redação será no segundo dia.

 

No vestibular USFC/IFSC/IFC o objetivo da prova de redação continua sendo o de "avaliar a produção textual escrita do candidato a partir de um tema articulado a um texto (verbal e/ou visual) motivador, de acordo com o gênero textual/discursivo solicitado (crônica, conto, carta, manifesto, artigo de opinião, página de diário, textão de internet, dissertação-argumentativa, etc.)".

Observe que podem ser pedidos diversos gêneros textuais, além da tradicional dissertação argumentativa. Aliás, nas duas últimas edições da prova não houve a opção de dissertação. Falo mais um pouco mais sobre os gêneros textuais mais cobrados em vestibulares neste outro texto.

Espera-se que os(as) candidatos(as) examinem os aspectos que envolvem o(s) tema(s) e definam a melhor perspectiva de abordagem, mobilizando os recursos linguísticos que lhes permitam mostrar sua competência comunicativa nesta situação específica de produção textual: a redação de vestibular.

Espera se, ainda, que ele/ela não só identifique e desenvolva o tema de acordo com o gênero textual/discursivo proposto, mas também demonstre capacidade de organizar as ideias, estabelecer relações, fazer uso de dados/informações, elaborar argumentos, ou expressar-se subjetivamente, em conformidade com a proposta escolhida.

(CONHEÇA AS PROVAS ANTERIORES DO VESTIBULAR UFSC).

No vídeo a seguir, falo um pouco mais sobre as características da redação no vestibular da UFSC

Critérios de avaliação da redação da UFSC

A redação vale 10 pontos e são quatro os critérios levados em conta (cada um valendo 2,5):

  1. Adequação à proposta tema e gênero

O candidato deve interpretar adequadamente as propostas apresentadas, a partir das quais escolherá uma para produzir seu texto.

A adequação à proposta envolve:

  • compreender a proposta e desenvolver o tema apresentado de acordo com o gênero solicitado (sendo que a fuga total ao tema implicará nota zero);

  • utilizar recursos linguísticos apropriados ao tema e ao gênero textual/discursivo da proposta escolhida;

  • adequar-se ao propósito comunicativo, ao estilo e à composição do gênero textual/discursivo.

2 – Emprego da modalidade escrita na variedade padrão

O candidato deve produzir um texto escrito, adequado à variedade padrão da língua, considerando ortografia, acentuação gráfica, pontuação, regência verbal e nominal, concordância verbal e nominal, crase, uso de pronomes, etc.

Outras variedades da língua podem ser utilizadas apenas como recurso estilístico e com a finalidade de representar/caracterizar sociolinguisticamente personagens em contextos interacionais específicos.

3 – Coerência e coesão

Para produzir um texto coerente e coeso, o candidato deve observar os seguintes aspectos:

organização: as partes do texto devem estar articuladas entre si e ao todo de maneira clara e coerente, distribuídas adequadamente em parágrafos;

construção de relações semânticas: o texto deve apresentar relações semânticas pertinentes entre palavras, frases e parágrafos, sem contradições;

encadeamento de ideias: as partes do texto devem ser encadeadas com continuidade (retomada de elementos no decorrer do texto) e progressão temática (sem circularidade ou redundâncias inexpressivas);

uso de recursos coesivos: o texto deve apresentar elementos anafóricos e catafóricos não ambíguos (pronomes, advérbios, elipses, reiterações, substituições lexicais); articuladores apropriados (conjunções, operadores lógicos e discursivos); correlação de tempos e modos verbais adequada.

4 – Nível de informatividade e de argumentação ou narratividade, de acordo com a proposta

Nível de informatividade: o candidato deve demonstrar que dispõe de diversidade e densidade de informações, condizentes com a formação escolar de Ensino Médio. As informações apresentadas devem ser pertinentes ao tema e ao gênero textual/discursivo da proposta escolhida para sua produção textual.

• Nível de argumentação ou de narratividade: o candidato deve demonstrar que sabe selecionar argumentos e organizá-los de modo convergente, revelando criticidade, situando-se em um universo de referências concretas (ou posicionando-se subjetivamente), sem apresentar noções generalizantes, indeterminadas ou vagas, e fazendo uso de recursos expressivos que marquem sua posição de autoria, em conformidade com o tema e o gênero textual/discursivo da proposta escolhida para sua produção textual.

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O que pode ser tema da redação?

Os temas propostos costumam partir de um título, de imagens (fotos, pinturas ou charges) ou de textos em prosa e poesia oferecidos como motivação.

De um modo geral, remetem a assuntos diversos de atualidades. Não costumam tratar de fatos ocorridos no último semestre, mas de questões sobre as quais já se pode fazer uma reflexão, estabelecer uma conexão e formar um posicionamento, a partir de elementos estudados no ensino médio, sobretudo em filosofia, sociologia, história e geografia.

Além disso, a banca da federal catarinense tem explorado temáticas inspiradas nas obras literárias de leitura obrigatória.

A partir desses elementos, os alunos devem demonstrar capacidade para organizar ideias, estabelecer relações, fazer uso de dados ou informações, elaborar argumentos com coerência e coesão textual de acordo com os critérios da norma culta.

Dentre os temas propostos, os(as) alunos(as) devem escolher 01(um) deles para escrever.

Cuidado para não fugir do tema

Para evitar esse deslize, que pode custar a desclassificação da redação, é importante ler e interpretar a proposta com cuidado e atentar para as seguintes dicas:

- sublinhe as palavras com maior carga de significado nos textos apresentados na proposta, procurando fazer traduções mentais do que podem significar;

- procure as informações do enunciado que revelam uma perspectiva particular sobre o tema;

- substitua palavras complexas por equivalentes mais familiares;

- busque reconhecer os vínculos internos na sequência dos textos do tema;

- ative todo seu conhecimento sobre o assunto;

- faça uma lista de questões que fazem sentido abordar;

-decida: qual é, afinal, o centro da questão apresentada?

Conexões entre literatura e redação

Os livros podem inspirar temas para a prova de redação.

Obras literárias de leitura obrigatória para 2023.

Ouça nosso podcast com as conexões entre literatura e redação a partir dos livros de literatura do vestibular 2024.

De acordo com o edital, além de conhecimentos acerca da Literatura Brasileira e de seus autores mais expressivos, pretende-se verificar a leitura e a compreensão de obras e autores sugeridos.

Tem sido tradição explorar os temas transversais das obras literárias de leitura obrigatória nas propostas de redação e em outras disciplinas.

Nesta edição do vestibular, definiu-se como obrigatórias a leitura de 6 obras literárias:

Um pouco sobre os livros:

  1. Úrsula - romance da maranhense Maria Firmino dos Reis, publicado em 1859. É o primeiro romance publicado por uma mulher negra no Brasil; tem as características de uma obra do romantismo e é marcadamente abolicionista e antirracista. Está disponível de forma gratuita.

  2. A alma encantadora das ruas é um livro de crônicas do carioca João do Rio (pseudônimo de Paulo Barreto. Publicado em 1908, inclui textos produzidos entre 1904 e 1907 para a impressa da então capital brasileira. Com personagens marginalizados das ruas do Rio de Janeiro, o livro é um “testemunho vivo do processo de modernização urbana”. Por meio da crônica, João do Rio promove a reflexão sobre a ocupação dos espaços públicos, o processo de exclusão e marginalização que é parte do crescimento urbano. Também está disponível gratuitamente.

  3. O mez da grippe, romance experimental de Valêncio Xavier (foi autodenominado novela), cuja primeira publicação foi em 1981. Narrativa fragmentada, a partir do contexto de 1918 com a gripe espanhola. A obra traz um claro paralelo com a pandemia da Covid-19, embora tenha sido publicada muito antes deste recente acontecimento.

  4. O ano que meus pais saíram de férias. Roteiro de cinema multiautorial, transformado em filme em 2006 pelo diretor Cao Hamburguer, que também escreveu o roteiro com Cláudio Galperin, Bráulio Mantovani e Anna. Muylaert. Gênero novidade no vestibular da UFSC, provoca a conexão entre literatura e cinema em uma clara reflexão sobre o período da ditadura militar no Brasil.

  5. Torto Arado, romance contemporâneo (2018) premiado de Itamar Vieira Júnior. A obra traz mulheres protagonistas fortes, a partir de uma região quilombo no sertão da Bahia. Temática social que conta a história de trabalhadores rurais que vivem em servidão imposta por sua condição de descendentes de escravizados, da condição das mulheres e das tradições religiosas de matriz africana.

  6. Velhos, livro de minicontos contemporâneos, de Alê Motta, publicado em 2020. Com curtas histórias, a obra aborda a temática da velhice, com personagens cotidianamente invisibilizados.

Para saber mais sobre as obras, indico que ouçam os programas em áudio produzidos pela A Coperve (UFSC) produziu programas em áudio que abordam um pouco sobre o contexto dos livros.

Além da leitura completa das obras, indico os curso do professor Instagram@edir.literatura, como um diferencial para quem está se preparando para este vestibular.

A novidade é que o curso de Redação para o Vestibular gora é gratuito.

Outros textos do blog sobre a redação no vestibular:

  1. Os gêneros textuais na redação da UFSC

  2. Aquecendo o lápis, a caneta e o teclado

  3. Ligando início ao fim

  4. Com o foco no parágrafo

  5. Coesão e coerência - a costura textual


Abraços, boa leitura e boa escrita!

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