Redação no vestibular da UFPR

As provas do vestibular para ingresso na Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 2024 acontecerão nas seguintes datas:

22/10 - 1ª fase com questões objetivas;

3 e 4/12 - 2ª fase com prova de compreensão e produção textual e questões discursivas - (confira as informações oficiais).

Ouça o podcast sobre a redação na UFPR.

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Como é a prova de redação?

Conforme o edital, “serão convocados para a segunda fase do PS-UFPR os candidatos melhor classificados na primeira fase, considerando a categoria de concorrência para a qual se inscreveram, na razão de 3 (três) vezes o número de vagas ofertadas para cada opção de curso, turno e período”.

  • Prova de Compreensão e Produção de textos: aplicada para todos os cursos, constituída por três questões discursivas. 

  • Será realizada no dia 03/12/2023, a partir das 14h, com duração de 04h30min. 

  • Será constituída de 03 (três) questões discursivas, no valor de 20 (vinte) pontos cada uma, que totalizarão 60 (sessenta) pontos.

  • O edital não especifica o número mínimo e máximo de linhas da redação, mas costuma ficar entre 12 e 15 linhas.

  • A prova de COMPREENSÃO E PRODUÇÃO DE TEXTOS tem por objetivo avaliar a capacidade de a candidata e o candidato produzir textos de diferentes gêneros textuais, atendendo aos seguintes aspectos: 

    • fidelidade ao que propõe a questão, requerendo também domínio de leitura de texto(s) que serve(m) de base; 

    • organização global e coerência do texto; 

    • uso adequado de recursos coesivos; 

    • domínio da língua culta contemporânea: normas de concordância, regência e colocação, além de uso de vocabulário adequado; 

    • domínio de estruturas sintáticas próprias da escrita, bem como dos sinais de pontuação, tendo em vista um máximo de clareza e precisão; 

    • legibilidade do texto e respeito às normas ortográficas em vigor. 


  • Nas questões discursivas, serão sumariamente zeradas (anuladas) as respostas que:

    • a) não atenderem à proposta solicitada no que diz respeito ao tema e à tipologia textual;

    • b) estiverem em branco;

    • c) apresentarem impropérios, outras formas propositais de anulação e/ou rasuras;

    • d) contiverem qualquer marca ou texto que identifique o candidato;

    • e) forem transcritas para espaços destinados a outra questão. 

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Saiba mais sobre os gêneros de redação mais cobrados na prova da UFPR:

  • TEXTO OPINATIVO: O texto opinativo é apontado pelos professores como o modelo que aparece todos os anos. O que pode mudar é o formato do texto de apoio para que, com base nele, o estudante escreva a sua opinião. Pode ser pedido um texto inteiro ou a complementação de uma ideia inicial. No primeiro caso, o importante é que o aluno expresse uma opinião. Ela tem de ficar clara no texto, não importa se é ou não a mesma do conteúdo do texto de apoio. No segundo caso, é preciso manter o mesmo estilo do texto, ver se o autor usou frases curtas ou longas, se foi formal, se o texto é mais sério ou criativo e seguir o mesmo molde.


  • TRANSPOSIÇÃO DE DISCURSO: A partir de um diálogo ou de uma entrevista pingue-pongue, o estudante precisa transformar o texto em um discurso indireto, ou seja, contar o que foi dito. Esse modelo requer alguns cuidados com as mudanças nos verbos, pronomes e advérbios que devem ser modificados para se adequar à terceira pessoa. Nesse caso, assim como no resumo, o principal erro que pode ser cometido é acrescentar informações que não estão no texto-base.


  • TIRINHA E CHARGE: a preocupação está em interpretar a imagem e seus intertextos a partir da visão do autor delas. Tiras e charges brincam com ironia, ambiguidade e paradoxo, por isso a importância em "ler" a imagem buscando uma leitura subliminar. Para isso é necessário bagagem de informação de atualidades, pois muitas charges trazem conteúdo do cenário político, cultural e econômico atual. Outro detalhe que não pode ser esquecido é citar o autor e a fonte.


  • RESUMO: Com base em um texto grande, geralmente opinativo, o estudante tem de produzir um resumo de no máximo 12 linhas contendo as ideias principais. O segredo é não copiar as frases do texto, mas usar as próprias palavras para contar o pensamento do autor. Além disso, é muito importante referir-se a ele e à fonte e data em que foi publicado o texto de apoio. O ideal é não usar termos e frases entre aspas, a menos que tenha algum dado significativo.


  • CARTA: Exige do aluno habilidade em escrever uma carta para alguém ou para um veículo de comunicação. É uma espécie de carta do leitor. Nela é necessário colocar sempre o vocativo. Nesse caso, não é preciso se preocupar com o pronome de tratamento adequado. Apenas um “senhor” ou “senhora”, no caso de cartas formais, resolve. Já a assinatura, comum em cartas, é dispensada nos vestibulares – e essa informação vai aparecer no enunciado – para não identificar o aluno. Nesse modelo, o candidato tem de se preocupar em fazer um texto que interaja com o destinatário da carta. A dica é ler as cartas na seção específica de veículos de imprensa.


Confira alguns temas anteriores em vestibulares UFPR:


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Um abraço e bons escritos.

Cyntia Silva


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