Livros vestibular UFSC 2024

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) costuma explorar os temas transversais das obras literárias de leitura obrigatória ao longo das provas e na redação.

Confira este episódio de nosso podcast em que falo sobre as conexões possíveis entre os temas dos livros e a redação.

A seguir, a relação de obras de leitura obrigatória para quem a edição do vestibular UFSC/IFSC/IFC 2024:

Um pouco sobre os livros:

  1. Úrsula - romance da maranhense Maria Firmino dos Reis, publicado em 1859. É o primeiro romance publicado por uma mulher negra no Brasil; tem as características de uma obra do romantismo e é marcadamente abolicionista e antirracista. Está disponível de forma gratuita.
    Temas abordados: racismo, invisibilidade da mulher.

  2. A alma encantadora das ruas é um livro de crônicas do carioca João do Rio, pseudônimo de Paulo Barreto. Publicado em 1908, inclui textos produzidos entre 1904 e 1907 para a impressa da então capital brasileira. Com personagens marginalizados das ruas do Rio de Janeiro, o livro é um “testemunho vivo do processo de modernização urbana”. Por meio da crônica, João do Rio promove a reflexão sobre a ocupação dos espaços públicos, o processo de exclusão e marginalização que é parte do crescimento urbano. Também está disponível gratuitamente.

    Temas abordados: Crítica ao crescimento urbano com seus contrastes, exclusão social e racial, moradores de ruas, situação dos presidiários

  3. O mez da grippe, novela experimental de Valêncio Xavier (foi autodenominado novela), cuja primeira publicação foi em 1981. Narrativa fragmentada, a partir do contexto de 1918 com a gripe espanhola. A obra traz um claro paralelo com a pandemia da Covid-19, embora tenha sido publicada muito antes deste recente acontecimento.

    Temas abordados: pandemia, negacionismo, comunicação fragmentada.

  4. O ano que meus pais saíram de férias. Roteiro de cinema multiautorial, transformado em filme em 2006 pelo diretor Cao Hamburguer, que também escreveu o roteiro com Cláudio Galperin, Bráulio Mantovani e Anna. Muylaert.

    Temas abordados: conexão entre literatura e cinema, ditadura militar, autoritarismo, memória.

  5. Torto Arado, romance contemporâneo (2018) premiado de Itamar Vieira Júnior. A obra traz mulheres protagonistas fortes, a partir de uma região quilombo no sertão da Bahia.
    Temas abordados: realidade social de trabalhadores rurais que vivem em servidão imposta por sua condição de descendentes de escravizados; quilombolas, condição das mulheres; tradições religiosas de matriz africana.

    Velhos, livro de minicontos contemporâneos, de Alê Motta, publicado em 2020. Temas abordados: velhice, finitude, etarismo, invisibilidade da velhice, ser velho na contemporaneidade, luto, concisão do miniconto. Conexão com envelhecimento da população, revelado no último censo demográfico brasileiro.

Para saber mais sobre as obras, indico que ouçam os programas em áudio "Vou pra UFSC" produzidos pela Coperve (UFSC) , que abordam um pouco sobre o contexto dos livros.

Além da leitura completa das obras, indico os curso do professor Instagram@edir.literatura, como um diferencial para quem está se preparando para este vestibular.

A Oficina da Palavra continua disponibilizando de forma gratuita os conteúdos voltados para redação no vestibular (acesse aqui).


Para saber mais sobre a prova de redação na UFSC, confira este outro post.

Fique atento porque os assuntos das obras de leitura obrigatória podem aparecer como temas da prova de redação, como questões de outras disciplinas, além, é claro, de serem cobrados nas questões de literatura da prova de língua portuguesa do vestibular dessa universidade federal.

No programa "Além das Palavras" traremos uma série de conversas sobre a conexão entre literatura, história e redação.

E por falar em gêneros textuais, há uma variedade deles representados nas obras escolhidas para o vestibular da UFSC. São narrativas, com inspiração na linguagem popular, romances, contos, poemas, texto teatral e novela policial.

Juntamente com o Prof. Marcelo Borret, do Reverbera Humanas, abordamos o contexto histórico dessas obras literárias em conversas disponibilizadas por vídeos e em nossas aulas de atualidades. (Acompanhe nosso canal no Youtube)


Dicas para facilitar o estudo dos livros

- antes de iniciar a leitura, procure conhecer quem são os autores, o contexto literário no qual estavam inseridos, com quem dialogavam;

- busque informações sobre o momento histórico no qual a obra foi escrita para entender as influências sociais, econômicas e políticas vivenciadas pelo autor;

- faça uma primeira leitura para “saborear” o texto e buscar entender seu aspecto global;

- com a segunda leitura, procure compreender outros aspectos da obra, como o estilo do autor e os aspectos linguísticos do texto. Nesta leitura, procure, ainda, se há algum aspecto da narrativa que se relacione a fatos e problemas contemporâneos;

- após a leitura, procure saber se as obras escolhidas já foram transpostas para o teatro e o cinema; embora se tratem de linguagens distintas, não substituindo a leitura integral (é bom que se frise), podem ser utilizadas para se conhecer um pouco mais sobre outros aspectos importantes do enredo.

Não tenho dúvida de que dentre as obras indicadas você terá suas preferências, mas é importante estudá-las com o mesmo afinco.

Abraços e boa leitura!

Anterior
Anterior

Redação no vestibular da UFSC/IFSC/IFC

Próximo
Próximo

Gêneros textuais em vestibulares